A ideia nasceu em abril de 2019, após a realização do 1º Fórum do IVG em São Paulo. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre eles representantes de RH de grandes empresas e cerca de 20 parceiros engajados na luta pelos direitos das mulheres. Sua renda foi revertida para o Instituto Maria da Penha (IMP), fundado por Maria da Penha Maia Fernandes para combater a violência doméstica, da qual ela própria é sobrevivente.
O sucesso do evento foi um indicativo de que podemos ir em frente e fazer mais. Apesar dos avanços nas discussões em torno dessa temática, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que haja pleno respeito às mulheres e seja erradicado qualquer tipo de violência, solidificando a equidade e justiça. A plataforma Rota VCM surge como um desdobramento do fórum e a pedido de todos os profissionais presentes de como a iniciativa privada, especificamente o mundo corporativo, poderiam se envolver de maneira proativa na questão. Um comitê foi constituído para estruturar tal projeto e definir conteúdos e estratégias que teriam como propósito sensibilizar todos os envolvidos na Rota VCM.
O projeto contou no início com 4 grandes apoiadores e hoje somos, felizmente, muito mais! Iniciamos com a ideia de fazer o bem no IVG, o apoio financeiro da LEVEE, a gestão e criação da CMI Business Transformation e Demarest Advogados. Tivemos também apoio de conteúdo da Think EVA e a mentoria da ONU Mulheres. E o que era para ser apenas uma cartilha de violência contra mulher transformou-se em uma plataforma digital e viva, a Rota VCM, que representa a VIDA e a CORAGEM da MULHER.
O conteúdo tem como propósito ser uma ferramenta de apoio a programas corporativos que levam a pauta às empresas, assim como a união de forças pela vida da mulher. Para facilitar o entendimento e acesso a tanta informação, o conteúdo foi dividido em pílulas tendo a perspectiva da MULHER ao centro de tudo. As pílulas foram divididas em: Mulher, Compreendendo o Fenômeno, Machismo Estrutural, Empresa e Rede de Apoio. Ou seja, todos que estão ao redor da vítima da violência e que podem atuar para salvar uma vida.
Um dos pontos vetores importantes do Rota VCM é a inclusão da figura masculina ao lado da mulher nessa luta, uma estratégia essencial para estancar o alto número de casos de violência registrados atualmente no país.
O projeto tem a coordenação de Edna Vasselo Goldoni, Maristella Iannuzzi, Maria Helena Bragaglia e Ivana Mozetic e o comitê de conteúdo é composto pela equipe Think Eva.
E para mostrar a força da missão deste lançamento, a Rota VCM já nos apresenta uma pesquisa do olhar do mundo corporativo sobre violência doméstica e assédio. A ação foi coordenada pela Talenses com o apoio do IMP e MM360, e além da participação dos cases de sucesso Magazine Luiza, Atento, Carrefour, Avon e Hinode.
Convidamos a todos a navegarem, compartilharem e sugerirem cada vez mais conteúdos relevantes. Afinal essa plataforma foi feita por nós para serem de todas e todos. Assim como a responsabilidade de lutar por melhoras nos dados de violência contra a mulher!