Quem somos

Próposito

A ideia nasceu em abril de 2019, após a realização do 1º Fórum do IVG em São Paulo. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre eles representantes de RH de grandes empresas e cerca de 20 parceiros engajados na luta pelos direitos das mulheres. Sua renda foi revertida para o Instituto Maria da Penha (IMP), fundado por Maria da Penha Maia Fernandes para combater a violência doméstica, da qual ela própria é sobrevivente.

O sucesso do evento foi um indicativo de que podemos ir em frente e fazer mais. Apesar dos avanços nas discussões em torno dessa temática, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que haja pleno respeito às mulheres e seja erradicado qualquer tipo de violência, solidificando a equidade e justiça. A plataforma Rota VCM surge como um desdobramento do fórum e a pedido de todos os profissionais presentes de como a iniciativa privada, especificamente o mundo corporativo, poderiam se envolver de maneira proativa na questão. Um comitê foi constituído para estruturar tal projeto e definir conteúdos e estratégias que teriam como propósito sensibilizar todos os envolvidos na Rota VCM.

O projeto contou no início com 4 grandes apoiadores e hoje somos, felizmente, muito mais! Iniciamos com a ideia de fazer o bem no IVG, o apoio financeiro da LEVEE, a gestão e criação da CMI Business Transformation e Demarest Advogados. Tivemos também apoio de conteúdo da Think EVA e a mentoria da ONU Mulheres. E o que era para ser apenas uma cartilha de violência contra mulher transformou-se em uma plataforma digital e viva, a Rota VCM, que representa a VIDA e a CORAGEM da MULHER.

O conteúdo tem como propósito ser uma ferramenta de apoio a programas corporativos que levam a pauta às empresas, assim como a união de forças pela vida da mulher. Para facilitar o entendimento e acesso a tanta informação, o conteúdo foi dividido em pílulas tendo a perspectiva da MULHER ao centro de tudo. As pílulas foram divididas em: Mulher, Compreendendo o Fenômeno, Machismo Estrutural, Empresa e Rede de Apoio. Ou seja, todos que estão ao redor da vítima da violência e que podem atuar para salvar uma vida.

Um dos pontos vetores importantes do Rota VCM é a inclusão da figura masculina ao lado da mulher nessa luta, uma estratégia essencial para estancar o alto número de casos de violência registrados atualmente no país.

O projeto tem a coordenação de Edna Vasselo Goldoni, Maristella Iannuzzi, Maria Helena Bragaglia e Ivana Mozetic e o comitê de conteúdo é composto pela equipe Think Eva.

E para mostrar a força da missão deste lançamento, a Rota VCM já nos apresenta uma pesquisa do olhar do mundo corporativo sobre violência doméstica e assédio. A ação foi coordenada pela Talenses com o apoio do IMP e MM360, e além da participação dos cases de sucesso Magazine Luiza, Atento, Carrefour, Avon e Hinode.

Convidamos a todos a navegarem, compartilharem e sugerirem cada vez mais conteúdos relevantes.  Afinal essa plataforma foi feita por nós para serem de todas e todos. Assim como a responsabilidade de lutar por melhoras nos dados de violência contra a mulher!

Por que Rota VCM?

Quem pensou em Rota de Violência Contra a Mulher, não está errado. Seria natural. Mas como o objetivo deste projeto e transformar de uma vez por todas estas realidades no Brasil, decidimos começar por transformar as iniciais do problema em algo que traga forca e esperança: o Rota VCM é na verdade uma Rota de Vida e Coragem da Mulher. Assim, apontamos um caminho de saída e deixamos claro os objetivos do projeto: que a violência contra a mulher seja apenas uma lembrança de um passado.

Pesquisa sobre Assédio e Violência contra a Mulher no ambiente corporativo.

No Brasil, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal.

Realização:

Clique aqui para conhecer os resultados

Idealizadoras

Edna Vasselo Goldoni

Fundadora do IVG, executiva, palestrante e ganhadora do prêmio Top Of Mind por três vezes. Condecorada Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres (2018).
Representante do Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres (2016); idealizadora do Encontro com Mulheres de Sucesso. Integrou o Grupo de Liderança Feminina do ABRH-SP (2014/2015) e da Comissão Organizadora do 1º e 2º Conalife (2016/2017).

Ivana Mozetic

Ivana Mozetic é formada em Engenharia Química, possui mestrado em Administração de Empresas pela FAAP e é a VP de Marketing da LEVEE. Chefe de Marketing experiente, com uma história comprovada de trabalho no setor de serviços e tecnologia na América Latina e EMEA. Focada em Planejamento de Negócios, Estratégia, Branding, Web Design, Comunicação Corporativa, Pesquisa de Mercado, Filantropia e Gestão.

Maristella Iannuzzi

Executiva da área de tecnologia para grandes grupos internacionais há mais de 25 anos, hoje atua na transformação da Experiencia do Cliente na CMI Business Transformation com duas frentes: Digital CX e Diversidade & Inclusão. Graduada em Processamento de Dados, Engenharia Mecatrônica pela Universidade Paulista, com especialização em Building Automation é também Bacharel em Direito e Especialista em Estratégia Digital pela FGV além de Conselheira pelo do IBGC. Grande ativista do empoderamento feminino. Foi diretora MM360, professora do Curso de Gestão da Diversidade da PUC / SP, é idealizadora da plataforma Rota VCM além de fazer parte da Coordenação do Projeto Mentoria Colaborativa Nós por Elas.

Maria Helena

Sócia das áreas Contencioso Cível, Consumidor e Arbitragem de Demarest, Maria Helena Ortiz Bragaglia formou-se pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas e foi admitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no ano seguinte. No Demarest, defende empresas nacionais e estrangeiras em disputas judiciais e/ou administrativas tendo como pano de fundo matérias de natureza cível, comercial e consumerista.

Produtor de Conteúdo

Nana Lima, Maíra Liguori e Juliana de Faria são diretoras da Think Eva, negócio de impacto social criado em 2015. A organização cria soluções customizadas para melhorar a vida das mulheres no setor privado ou por meio dele, atuando tanto para trazer um olhar plural para a cultura interna quanto para a comunicação das marcas.

Realizador

Patrocinadores

Diamante

Ouro

Prata

Apoiadores

Agência

Fale conosco!

[email protected]