Quem somos

Próposito

A ideia nasceu em abril de 2019, após a realização do 1º Fórum do IVG em São Paulo. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre eles representantes de RH de grandes empresas e cerca de 20 parceiros engajados na luta pelos direitos das mulheres. Sua renda foi revertida para o Instituto Maria da Penha (IMP), fundado por Maria da Penha Maia Fernandes para combater a violência doméstica, da qual ela própria é sobrevivente.

O sucesso do evento foi um indicativo de que podemos ir em frente e fazer mais. Apesar dos avanços nas discussões em torno dessa temática, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que haja pleno respeito às mulheres e seja erradicado qualquer tipo de violência, solidificando a equidade e justiça. A plataforma Rota VCM surge como um desdobramento do fórum e a pedido de todos os profissionais presentes de como a iniciativa privada, especificamente o mundo corporativo, poderiam se envolver de maneira proativa na questão. Um comitê foi constituído para estruturar tal projeto e definir conteúdos e estratégias que teriam como propósito sensibilizar todos os envolvidos na Rota VCM.

O projeto contou no início 4 grandes apoiadores e hoje somos, felizmente, muito mais! Iniciamos com a ideia de fazer o bem no IVG, o apoio financeiro da LEVEE, a gestão e criação da CMI Business Transformation e Demarest Advogados. Tivemos também apoio de conteúdo da Think EVA e a mentoria da ONU Mulheres. E o que era para ser apenas uma cartilha de violência contra mulher transformou-se em uma plataforma digital e viva, a Rota VCM, que representa a VIDA e a CORAGEM da MULHER.

O conteúdo que tem como propósito ser uma ferramenta de apoio a programas corporativos que levam a pauta às empresas, assim como a união de forças pela vida da mulher. Para facilitar o entendimento e acesso a tanta informação, o conteúdo foi dividido em pílulas tendo a perspectiva da MULHER ao centro de tudo. As pílulas foram divididas em: Mulher, O Problema, Homem, Empresa e Amigos/Família. Ou seja, todos que estão ao redor da vítima da violência e que podem atuar para salvar uma vida.

Um dos pontos vetores importantes do Rota VCM é a inclusão da figura masculina ao lado da mulher nessa luta, uma estratégia essencial para estancar o alto número de casos de violência registrados atualmente no país.

O projeto tem a coordenação de Edna Vasselo Goldoni, Maristella Iannuzzi, Maria Helena Bragaglia e Ivana Mozetic e o comitê de conteúdo é composto pela equipe Think Eva.

E para mostrar a força da missão deste lançamento, a Rota VCM já nos apresenta uma pesquisa do olhar do mundo corporativo sobre violência doméstica e assédio. A ação foi coordenada pela Talenses com o apoio do IMP e MM360, e além da participação dos cases de sucesso Magazine Luiza, Atento, Carrefour e Hinode.

Convidamos a todos a navegarem, compartilharem e sugerirem cada vez mais conteúdos relevantes.  Afinal essa plataforma foi feita por nós para serem de todas e todos. Assim como a responsabilidade de lutar por melhoras nos dados de violência contra a mulher!

Por que Rota VCM?

Quem pensou em Rota de Violência Contra a Mulher, não está errado. Seria natural. Mas como o objetivo deste projeto e transformar de uma vez por todas estas realidades no Brasil, decidimos começar por transformar as iniciais do problema em algo que traga forca e esperança: o Rota VCM é na verdade uma Rota de Vida e Coragem da Mulher. Assim, apontamos um caminho de saída e deixamos claro os objetivos do projeto: que a violência contra a mulher seja apenas uma lembrança de um passado.

Pesquisa sobre Assédio e Violência contra a Mulher no ambiente corporativo.

No Brasil, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal.

Realização:

Clique aqui para conhecer os resultados

Idealizadoras

Edna Vasselo Goldoni

Fundadora do IVG, executiva, palestrante e ganhadora do prêmio Top Of Mind por três vezes. Condecorada Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres (2018).
Representante do Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres (2016); idealizadora do Encontro com Mulheres de Sucesso. Integrou o Grupo de Liderança Feminina do ABRH-SP (2014/2015) e da Comissão Organizadora do 1º e 2º Conalife (2016/2017).

Ivana Mozetic

Ivana Mozetic é formada em Engenharia Química, possui mestrado em Administração de Empresas pela FAAP e é a VP de Marketing da LEVEE. Chefe de Marketing experiente, com uma história comprovada de trabalho no setor de serviços e tecnologia na América Latina e EMEA. Focada em Planejamento de Negócios, Estratégia, Branding, Web Design, Comunicação Corporativa, Pesquisa de Mercado, Filantropia e Gestão.

Maristella Iannuzzi

Co-Founder da CMI Business Transformation uma consultoria criada para trabalhar com a Transformação Digital e a Diversidade & Inclusão como ferramentas de crescimento do negócio e também Consultora da Onu Mulheres .

Maria Helena

Sócia das áreas Contencioso Cível, Consumidor e Arbitragem de Demarest, Maria Helena Ortiz Bragaglia formou-se pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas e foi admitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no ano seguinte. No Demarest, defende empresas nacionais e estrangeiras em disputas judiciais e/ou administrativas tendo como pano de fundo matérias de natureza cível, comercial e consumerista.

Think Olga

Nana Lima, Maíra Liguori e Juliana de Faria são diretoras da Think Eva, negócio de impacto social criado em 2015. A organização cria soluções customizadas para melhorar a vida das mulheres no setor privado ou por meio dele, atuando tanto para trazer um olhar plural para a cultura interna quanto para a comunicação das marcas.

Realizador

Patrocinadores

Diamante

Ouro

Prata

Apoiadores

Agência